Societá Frutal: Roda de Conversa discute inclusão de pessoas com deficiência

Publicado em: 5 de fevereiro de 2018 • Categoria: Educação Profissional, Mercado de Trabalho, Unidades

 

A inserção de Pessoas com Deficiência (PCD) no mundo do trabalho foi tema de uma roda de conversa promovida nos dias 26 e 29 de janeiro na unidade de Frutal, a propósito de aula sobre Inclusão e Direito de PCD do curso de aprendizagem da Societá – Formação Profissional. A convidada, Giovana Maria da Silva, teve poliomelite aos quatro meses e relatou aos jovens aprendizes os desafios enfrentados desde que iniciou a trajetória profissional.

“O propósito da atividade foi oferecer aos jovens uma visão das experiências de uma pessoa com deficiência no mercado de trabalho, qual é a importância da inclusão, seus principais aprendizados e obstáculos. Foi um momento muito proveitoso, pois nossa convidada já trabalhou em vários lugares, inclusive, no Banco HSBC, seu último empregador”, disse a coordenadora da unidade, Lizandra Cristina. Atualmente, devido a problemas motores, Giovana é aposentada, mas pratica atividades físicas, viaja e vive ativamente.

Entre as principais questões levantadas pelos jovens durante a atividade, a existência de preconceito e a efetiva inclusão de PCD nas organizações foram as principais. “Giovana relatou que o preconceito melhorou muito, mas ainda é percebido no olhar das pessoas, mesmo que não seja dito. A mensagem deixada por ela aos nossos jovens foi: antes de pré-julgarem uma pessoa com deficiência, conheça sua história e habilidades. Deficiência não é incapacidade mental”, afirmou Lizandra Cristina.

PCD

Segundo a Lei da Aprendizagem, Pessoas com Deficiência têm direito à aprendizagem profissional, independente da idade. Entre os jovens aprendizes da Societá Frutal, está Allan, que iniciou em outubro de 2017 a formação profissional na área de Assistente Administrativo na Copercana, no contraturno das aulas na APAE. “Os empregadores de Allan estão muito satisfeitos, sempre elogiam o empenho com que se dedica às atividades”, disse Lizandra Cristina.

 

Inscrições

  • Jovem de 14 a 24 anos não completos interessados em participar dos processos seletivos para jovem aprendiz da Societá, clique aqui para se inscrever
  • Empresa em busca de entidade qualificadora parceira para a contratação de jovens aprendizes, clique aqui para agendar uma visita com captador de parcerias

 

Informações

A unidade da Societá fica situada na praça Dr. França, 39 – Centro de Frutal. Contato: (34) 9 9919-5800.