Societá promove 1º Seminário Jovem Aprendiz – SEJA Societá

Publicado em: 3 de maio de 2018 • Categoria: Educação Profissional, Jovem Aprendiz, Lei do Aprendiz, Recursos Humanos, SEJA Societá, Unidades

 

O evento será realizado simultaneamente, em todas as unidades da entidade formadora de aprendizes

 

Estimular a inserção do jovem no mercado de trabalho, por meio de atividades que promovam desenvolvimento pessoal e profissional – com este objetivo, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) criou o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, celebrado em 24 de abril, quando são homenageados os jovens aprendizes no Brasil. A propósito da data comemorativa, a Societá – Formação Profissional promove, de 23 a 27 de abril, o 1º Seminário Jovem Aprendiz – SEJA em suas 24 unidades.

O evento vai repercutir o tema “Seja quem você sonha ser”, por meio de palestras, relatos de experiência, dinâmicas e atividades culturais que tratarão de aspectos, como Lei do Aprendiz, propósito de vida, comportamento empreendedor, planejamento de carreira, habilidades e competências para o mundo do trabalho, entre outras. Cada unidade da Societá – Formação Profissional contará com uma programação, com especialistas em Recursos Humanos, executivos de empresas e representantes do poder público locais.

“O projeto tem o propósito de proporcionar ao jovem aprendiz um espaço de ensino-aprendizagem dinâmico, que possa ofertar vivências capazes de ampliar suas percepções sobre o processo de aprendizagem profissional e suas perspectivas de futuro, oferecendo ferramentas para que transformem seus sonhos em realidade. Além de proporcionar maior integração entre os jovens aprendizes nas cidades”, afirmou Estevão Bittar, membro do Conselho de Administração do Instituto Pater, entidade mantenedora da Societá.

Lei do Aprendiz

Um dos principais instrumentos de combate ao trabalho infantil, a Lei do Aprendiz (LEI 10.097/2000) permite, desde que entrou em vigor, em 2005, que jovens com 14 a 24 anos incompletos ingressem no mercado de trabalho por meio de programas de formação profissional, que promovem a vivência profissional na teoria e a prática, sem que o jovem precise abrir mão da escola.

Para jovens de 14 e 15 anos, o ingresso em programas de aprendizagem é a única forma de ingressar no mercado de trabalho permitida por pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Com 16 e 17, o adolescente pode trabalhar, desde que esteja registrado e não seja exposto a abusos físicos, psicológicos e sexuais. A legislação trabalhista também não permite jovens com menos de 18 anos exerçam atividades usando equipamentos perigosos ou em ambiente insalubre.

De acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho, o Brasil fechou 2017 com 387.167 jovens aprendizes contratados, sendo 203.654 homens e 183.137 mulheres. Do saldo entre admitidos e demitidos, São Paulo foi o estado que mais abriu vagas para jovens de 14 a 24 anos (9.431), seguido por Santa Catarina (2.783), Bahia (2.344), Paraná (1.976), Minas Gerais (1.722) e Mato Grosso (775).

Societá – Formação Profissional

A Societá – Formação Profissional é uma Entidade Sem Fins Lucrativos (ESFL) que atua no desenvolvimento de programas de qualificação profissional de jovens aprendizes, em parceria com o Ministério do Trabalho e mais de 500 empresas de todo o País. Mantida pelo Instituto Pater de Educação e Cultura, tem o propósito de contribuir para o progresso pessoal, econômico, social e cultural de jovens, transformando o destino das famílias brasileiras.

“Em 2017, inauguramos 16 unidades e dobramos o número de jovens aprendizes atendidos pela Societá em Minas Gerais e Goiás. Significa que a política pública promovida pela Lei do Aprendiz está avançando em território nacional, alcançando mais jovens e transformando a vida de mais famílias, embora ainda haja muito potencial de crescimento e grande demanda de jovens pela oportunidade da formação profissional”, afirmou João Bittar Netto, membro do Conselho Administrativo do Instituto Pater.

 

SERVIÇO:

1º Seminário Jovem Aprendiz – SEJA Societá

Data: 23 a 27 de abril de 2018

Horário: 8h – 12h (turma manhã) e 14h – 18h (turma tarde)

Local: Societá – Formação Profissional

Endereço: Rua do Economista, 550, Planalto

Informações: 3213 2999