Societá Limeira do Oeste: Aprendizes vivenciam limitações vividas por PCD

Publicado em: 6 de fevereiro de 2018 • Categoria: Sem categoria

 

A aula sobre Inclusão e Direito de Pessoas com Deficiência (PCD) do programa de aprendizagem da Societá – Formação Profissional também inspirou a coordenadora da unidade de Limeira do Oeste, que propôs uma vivência reveladora aos aprendizes da cidade. Provocados a vivenciar as limitações diárias pelas quais passam as pessoas com deficiência, bem como os desafios para exercer direitos básicos, como ir e vir.

Antes que o tema fosse introduzido entre os jovens aprendizes da unidade Limeira do Oeste, eles foram convidados a participar de dinâmica, em que vivenciaram limitações físicas e visuais. “De olhos vendados, com as pernas amarradas e em cadeiras de rodas, passaram por situações cotidianas, como subir um degrau e escrever um texto. Foi um exercício da empatia, de se colocar no lugar do outro para”, afirmou a coordenadora da unidade, Maria Cristina da Silva.

Depois, os aprendizes participaram de uma roda de conversa em que relataram as suas sensações. A discussão contou com a contribuição da pedagoga especialista em educação especial, Elainy Souza, representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Limeira do Oeste, que conduziu a atividade e tratou das condições de inclusão de pessoas com deficiência na sociedade e no mercado. além de apresentar os tipos de deficiência e suas características.